Desafios do mês

Vou usar este espaço para relatar pequenas mudanças que me proponho a fazer todos os meses, além de um breve relato sobre a experiência:

 

Abril

Descobrir a melhor maneira de administrar meu tempo e um sítio =)

Fevereiro e Março

Meses em que me dediquei quase que exclusivamente a mudança de cidade e vida. Saí de capital para morar em um sítio no interior do estado.

Janeiro

  • Meditar por 15 minutos todos os dias
  • Escrever 2 posts no blog
  • Escrever 10 mil palavras do meu livro

—-

2016

Dezembro

  • Desapegar

    1. Como foi a prática durante o mês?
    Não consegui executar todos os dias, mas a prática foi mais efetiva no final do mês. Joguei muita coisa velha fora, revisei mais uma vez meu guarda-roupas e fotografei inúmeras lembranças antes de me desfazer delas.
    2. Quais os problemas encontrados?
    Eu simplesmente esquecia ou deixava essa tarefa para depois.
    3. O que eu posso fazer para melhorar?
    Preciso estar mais consciente dos motivos efetivos que preciso para ser ainda melhor nessa arte.

Novembro

  • Escrever 50 mil palavras!

    1. Como foi a prática durante o mês?
    Não foi fácil mais consegui! Venci o NanoWrimo 2015.
    2. Quais os problemas encontrados?
    Escrevi todos os dias, mas meus piores inimigos foram o perfeccionismo e a procrastinação.
    3. O que eu posso fazer para melhorar?
    Para escrever, o que mais funcionou foi levantar por volta das 5h30 e escrever antes de tomar café da manhã e com a internet bloqueada. 

Outubro

  • Desenvolver o hábito da gratidão
  • Seguir na implementação do GTD, praticando o hábito de “Processar as tarefas”

    1. Como foi a prática durante o mês?
    Foi fácil processar de forma correta as tarefas. Eu já conhecia a técnica, mas foi bom retomar e fixar o hábito. Além do GTD, tentei todos os dias, logo após minha meditação matinal, fazer uma pequena prece, agradecendo por tudo que tenho.
    2. Quais os problemas encontrados?
    Algumas vezes esqueci de processar as caixas de entrada e já comecei o dia trabalhando em alguma coisa.
    3. O que eu posso fazer para melhorar?
    Preciso revisar a metodologia do GTD com maior frequência e estar sempre atento, lembrando que tenho um método a seguir.

Setembro

  • Voltar aos poucos, a usar o Sistema GTD, porém começarei apenas com o Hábito da Coleta das tarefas, fazendo isso direto no meu Planejador Pessoal
  • Aprimorar minha rotina matinal

    1. Como foi a prática durante o mês?
    Voltei a coletar minhas tarefas em Papel. Faço isso usando a base do Planejador. No começo do dia eu avalio tudo que anotei e organizo meu trabalho do dia. 
    Minha rotina mudou bastante. Estou convencido que dormir e acordar mais cedo é o que quero para a vida. Hoje acordo às 5h45 e foco na tarefa mais importante do dia. Até às 7h da manhã, ela sempre está finalizada. 
    2. Quais os problemas encontrados?
    Algumas vezes eu esqueci de por as tarefas do papel. Como também uso o Trello, algumas coisas estão indo direto pra lá.
    Preciso fazer alguns ajustes na minha rotina matinal pois pulei a meditação da manhã e não gosto de praticar depois das 8h, quando a família já está toda acordada.
    3. O que eu posso fazer para melhorar?
    Vou seguir anotando tudo em papel, inclusive o que entra no Trello.
    Até a próxima semana, vou estar acordando às 5h40 e vou começar a meditar por 15min nas manhãs. Vou aumentar esse tempo aos poucos, conforme o horário avance na madrugada. Pretendo ainda esse ano estar acordando às 5h todos os dias e voltar a meditar por 30min logo após levantar da cama.

Agosto

  • Combater a procrastinação, trabalhando em coisas que evito (diário)
  • Praticar gaita de boca, 15min por dia
  • Trabalhar em minhas finanças pessoais, 06 min por dia
  • Utilizar redes sociais apenas 15 min por dia.

    1. Como foi a prática durante o mês?
    Melhorei muito meu entendimento sobre os motivos da procrastinação. Deixei a gaita de boca de lado por 2 semanas, mas consegui acompanhar todas minhas movimentações financeiras. Não lembrei de controlar o acesso às redes sociais.2. Quais os problemas encontrados?
    Falta de interesse de tocar gaita e esquecimento da tentativa de usar por menos tempo as redes sociais.2. O que eu posso fazer para melhorar?
    Eu adoro música mas acabo esquecendo de ouvir Blues. Vou encontrar um horário mais adequado para fazer isso. Estou usando uma extensão no Chrome para monitorar o tempo gasto nas redes sociais e ao mesmo tempo, considerando novamente, sair por um tempo desse meio.

Julho

  • Tocar gaita de boca, 15 min por dia
  • Trabalhar em minhas finanças pessoais, 10 min por dia
  • Seguir o plano de corrida e atingir os 21k (meia maratona)

1. Como foi a prática durante o mês?
Consegui tocar gaita quase todos os dias, fiquei parado somente quando estive em retiro. Estou praticando os Bends e já consigo – com algum esforço- executar todos os sons aspirados das primeiras casas.

Trabalhar nas finanças foi muito interessante, pois descobri como sou irresponsável com meu dinheiro. Passei a tomar nota de todos os gastos em um carderno e quero seguir com essa prática. Fiz um cálculo para descobrir quando gasto por mês e comecei um fundo de reserva que supra 3 meses de minhas necessidades básicas. Além disso, comecei uma poupança de longa prazo (para o sítio) e uma de curta prazo, para compras da casa e viagens.  Estou pesquisando sobre investimentos e sobre um plano de aposentadoria privado.

Eu não segui meu plano muito bem, mas corri 4 vezes por semana. No final do mês, atingi a meta de 21 Quilômetros em 2h36. Vou praticar para diminuir o tempo, com uma corrida de 15 por semana junto a treinos de velocidade.

2. Quais os problemas encontrados?

Em retiros não tenho como tocar devido ao ambiente de silêncio. Eu também pratiquei alguns dias em cima de uma escala POP que não era nada atraente.

Eu não economizei em nada e quando estive fora de Porto Alegre, posso ter deixado de tomar nota de alguns gastos. Como eu e  M. dividimos despesas, posso ter deixado de anotar as compras que ela fez para nós.

Como meu parceiro de corrida me acompanha aos sábados, em alguns finais de semana não pude cumprir a meta de distância pois eu estava em retiro.

2. O que eu posso fazer para melhorar?

Em retiros, tirar um tempinho para praticar de forma silenciosa. Relembrar e praticar mentalmente as escalas. Além disso, ouvir e praticar cada vez mais as escalas de blues.

Vou seguir tomando nota de todos os gastos. Quando eu estiver fora, é melhor pagar tudo no cartão para que os valores fiquem armazenados. Se não tiver oportunidade, toma nota no celular ou peço a nota fiscal.

Vou seguir correndo 4 vezes por semana. Tenho que melhorar minha alimentação pré e pós treinos grandes. Se o T. não puder correr comigo, pratico uma corrida de 15k.

Junho

  • Tocar gaita de boca 15 min por dia
  • Correr 4x por semana
  • Trabalhar 2min por dia em algo que tenho medo

Maio

  • Meditar por 5 minutos todos os dias
  • Praticar 15 minutos de atividade física 3x semana
  • Escrever 20 linhas todos os dias
  • Jantar até as 20h30
  • Comer algo cru na última refeição
  • Combater a procrastinação, trabalhando 5 minutos por dia em algo que evito
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