Ritual Matinal

Gosto da ideia de criar rituais. Naturalmente, já tenho desenvolvido uma série deles, mas desde o início do ano, de forma praticamente fixa, minha rotina pela manhã é:

– Levantar da Cama
– Meditar
– Tomar café da manhã com M.
– Ligar o PC
– Escrever
– Começar os trabalhos profissionais

Algumas vezes ainda consigo fazer:

– Yoga
– Preces

Passei o último mês estudando os motivos de eu procrastinar tanto com tarefas importantes. Nesse tempo, tive novas ideias e montei uma Pequena Horta com a M. O mês já começou mas quero tentar algo novo em Setembro. Vou experimentar uma nova rotina matinal, trabalhando em uma tarefa muito importante, que vou chamar de TOP 1, antes mesmo da meditação. Vai ser a primeira coisa que faço após levantar da cama.
Percebi que a procrastinação não é meu verdadeiro problema. Trabalho muito durante o dia inteiro.  Sou super produtivo. Mas o que faço é focar em tarefas sem importância. Que não estão ligadas a vida mais simples que quero e estou construindo. Eu quero aprender a priorizar melhor minhas atividades. É meu tempo. Minha vida. Eu ainda não sei bem como vou fazer isso, mas vou começar definindo Pequenas Mudanças.
No Planejador Pessoal Minimalista do Pequenas Mudanças, utilizo o Conceito de TOP 1, TOP 2, TOP 3 para as tarefas mais importantes à fazer durante o dia. Eu sempre uso esse espaço, mas vou começar a utilizar de forma mais consciente. Vou dedicar duas tarefas “TOP’s” à projetos profissionais e uma para projetos pessoais.  Vou decidir qual será a TOP 1 na noite anterior e as outras durante o dia, com base no e-mail e anotações no Planejador Pessoal.

Assim, minha rotina passa a ser:

– Levantar da Cama
– TOP 1
– Meditar
– Café da manhã
– Trabalhos na Horta
– Escrever no Tablet, com teclado Bluetooth para evitar distrações
– Ligar o PC
– Começar os trabalhos profissionais

Também vou tentar usar e-mail apenas 3 vezes por dia. Instalei ontem o Inbox Pause, para garantir que posso fazer buscas no Gmail sem ser surpreendido por novas tarefas. Com ele, você pode configurar um horário para receber e-mails e trabalhar em suas tarefas com mais atenção. Essa extensão, literalmente, da um Pause da sua caixa de entrada.

Essa é minha tentativa de aprimorar minha rotina matinal. E você? Qual a sua rotina? Tem encontrado algum problema? Podemos tentar juntos, aos poucos, criar Pequenas Mudanças em sua vida.

Um comentário sobre “Ritual Matinal

Deixe um comentário

