Gastar Menos

No último mês tive um encontro sério com minhas finanças. No geral, as contas batem no verde mas percebi um fenômeno estranho acontecendo. Anotei todos os meus gastos, separei as despesas por categoria e vi que nenhuma delas me incluía de verdade. Eu não estava pagando nada para mim mesmo. Meus sonhos não são uma prioridade na minha vida financeira.

Faz um tempo que alimento e falo sobre o projeto de morar em um sítio, sair da cidade. Algo romântico. Agradável. Notei agora que pouco estou fazendo de real para isso se concretizar. Um sonho sem uma pequena mudança é algo mental, não é real. Eu precisava de uma pequena ação para começar.

A título de experiência, desde Janeiro, eu e a M. estamos economizando juntos uma pequena quantidade de dinheiro que cresce a cada semana. Nosso cofre é uma garrafa de coca-cola vazia. Uma pequena ação por semana e já alcançamos um valor considerável. Eu criei um Template do tamanho exato de uma garrafa pet. Você pode fazer download e começar a economizar também.

Nós não definimos uma finalidade para o dinheiro economizado e você não precisa pensar nisso agora. Apenas comece. Se possível, encontre alguém para economizar com você. Pode ser uma pessoa do trabalho ou da família. Há cada semana, um de vocês faz o depósito. Ao final de um ano, terão dinheiro para pagar as passagens de uma pequena viagem, talvez passar alguns dias em um hotel, fazer uma festa ou terão um valor extra para ajudar na entrada do seu imóvel.

Independente disso, você terá aprendido um pouco mais sobre você, sobre o valor de pequenas ações e sobre como economizar para realizar seus sonhos.

Se você gostou dessa publicação, compartilhe.

5 comentários sobre “Gastar Menos

  1. Oi Jonas! Adorei o seu relato e penso muito como você! Tambem quero muito viver com menos, ter uma vida simples, com o essencial, num sítio… só que você falando me fez pensar que eu tambem não tenho feito muito pra esse sonho se concretizar… Acho que imagino muito e ajo pouco! Foi muito bom ler isso… Motivador, pra falar a verdade. Obrigada pela partilha!

    Curtir

    1. Oi Bruna! Eu simplesmente não estava agindo! Foi no último mês que comecei a estudar minhas finanças. Acredito que o mais importante é firmamos pequenas ações e mudanças na direção dos nossos objetivos. Acredito que com isso, ficamos propensos e dispostos a entrar em um caminho que nos levará lá.

      Obrigado pela visita!

      Curtir

  2. Jonas, bacana mesmo essa de querer morar em um lugar tranquilo, penso que quando pensamos assim, é porque desenvolvemos um desapego ao lado material e pegajoso da cidade grande… belo sonho.. e o mais importante, um sonho realizável… torço por vocês ! O meu não foge muito, sonho em morar em uma Eco Vila… ainda chego lá ! Valeu… continue postando sempre !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

